Steel Bands from Trinidad e Tobago

Chegou a hora! Já estava envergonhada de não escrever nadinha sobre as famosas Steel Bands ou orquestras de aço de Trinidad e Tobago, pura falta de tempo. Não é a toa que Trinidad e Tobago é conhecido por suas Steel Bands, o instrumento steel pans, steel drums ou simplemente pans, foi desenvolvido aqui usando com barris de petróleo, na década de 1930, em Laventille, um bairro periférico da capital, Porto of Spain.

Visitei uns três panyards (local de ensaio de cada orquestra) que ficam no centro da cidade enquanto ainda se preparavam para The National Panorama, competição que acontece durante o carnaval. Adorei o ensaio dos Renegades, mas eles não foram para a final.

O acesso aos ensaios é gratuito, no período de janeiro a fevereiro de 2011, em geral, aconteciam a partir de quarta-feira, 20h. Estando em Porto f Spain é fácil encontrar os panyards dos “Renegades” em Charlotte Street umas principais ruas do centro comercial e Desperadoes, em frente ao Park Savannah.

Nos panyards, as bandas tocam estáticas, mas cada conjunto de tambores tem rodas, e durante o carnaval são postos sobre caminhões com estrutura similar aos trios elétricos, sendo que mais baixos.

Assisti à final do Panorama e também vi diversas apresentações ontem na badalada Ariapita Avenue, além do encantamento pelo som diferente e a performance dos músicos, observei que os chineses estão integrado e é comum mulheres fazerem o tambor rufar por aqui.

Durante a competição gostei mais dos Silver Star e Invaders, classificados em terceiro e quarto, respectivamente. Na categoria principal, Large Bands, os vencedores foram All Star e Exodus. Há bandas infanto-juvenis e competição específica para essa nova geração.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bastidores: É possível e bem interessante assistir às apresentações de todas as bandas do lado de fora da passarela do Park Savannah, muita gente faz este programa.  Adorei porque se conversa, as pessoas fazem aposta, passeando pelo campo pode-se ouvir todas as bandas, na arquibancada aguarda-se a entrada por ordem. Mas, já estava cansada de andar. Então conseguimos, eu e um amigo, acessar as arquibancadas gratuitamente, mas esse pulo do gato não dá pra contar, rs.

Neste site http://www.steelpan-steeldrums-information.com/index.html tem mais sobre a história do steel pan, é possível baixar diferentes estilos músicas tocadas por steel bands entre outras informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s