J´ouvert: tinta e animação no carnival de TT

O carnival de Trinidad e Tobado é famoso por uma celebração que inicia os três de folia, chamada J’ouvert, aqui é muito comum ouve-se Jouvert morning, porque acontece na segunda-feira de carnaval. Detalhe, a festa começa às 4h da madrugada e vai até mais ou menos 9h ou 10h da manhã.

Segundo a Wikipedia J’ouvert é a contração das palavras francesas jour ouvert, em inglês dawn/day break, em português romper do dia, raiar do dia (minha tradução). Esta festa é popular em alguns países caribenhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aqui, em Port of Spain, algumas pessoas se organizam em blocos, pagam em média TT 500 (R$165,00) por camisa, café da manhã, bebidas além, claro, de tintas. Isso mesmo tintas, a diversão é sair pintando as pessoas pelas ruas, animadamente seguindo os caminhões de som ou as steel bands (orquestra de aço). Alguns blocos usam lama.

Devido aos alertas, eu e amigos, saimos para participar deste evento como ia para guerra. Colocando panos e toucas no cabelo, principalmente, parte mais difícil de lavar, além de besuntar o corpo com óleos e loções para facilitar a limpeza durante o banho. Imprescindível usar aquela roupa surrada, pois não se sabe se terá esta mesma utilidade depois da festa, bem como os sapatos.

Feito isso, é só ir pra rua e pintar o sete!

Deixe um comentário