O que acontece na sala de reanimação do Socorrão I

Há quase um mês meu avô de 75 anos foi levado às pressas para o Socorrão I, passou pela UTI e agora está a sala de reanimação. O diagnóstico foi pneumonia. Além do agravo da idade avançada, ele também sofre de Parkinson, mas nada mata tão rápido quanto a inércia do serviço público.

Neste período em que está internado, membros de minha família, que acompanham mais diariamente sua estada no hospital, tem sido testemunhas de descasos enormes.  Hoje, enquanto meu avô agonizava no leito, mais de três enfermeiros estavam na mesma sala conversando amenidades. Sabe-se lá há quanto tempo ele estava passando mal, tendo em vista que o horário de visitas inicia às 16h e termina às 17h. Somente com a chegada da minha mãe, que pediu ajuda dos profissionais, foi percebida a dificuldade para respirar, provavelmente devido a excesso de secreção nas vias respiratórias.

Há dois dias, o médico o retirou do aparelho que o ajudava a respirar, para ficar em “observação”, e concluir se já tinha condição de ir para uma enfermaria (oramos a Deus não se localize no corredor do hospital, como vemos muitas).

Além disso, hoje também se repetiu uma das maiores falta de respeito por quem acompanha uma pessoa que está doente. Ficar sabendo que seu parente ou amigo morreu no horário da visita, quando, ao se deparar com a cama vazia, pergunta pela pessoa. – Não lhe avisaram, faleceu. É assim, pela segunda vez somente neste período, que outros familiares souberam da morte de seus entes.

Por que não pedir transferência para outro hospital? Fomos informados que não existem outros hospitais com semelhantes equipamentos.

O que escrevo aqui vai além de reclamação de funcionários públicos, de dizer que simplesmente não funciona e nunca funcionará, é coisa de gestão pública, de ineficiência e descaso com direitos humanos, de um buraco bem mais em baixo do que uma cova.

Ivana Braga
Jornalista

Anúncios

2 thoughts on “O que acontece na sala de reanimação do Socorrão I

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s