“O sujeito apaixonado é atravessado pela ideia de que está ou vai ficar louco.”

Me lembro de ter devorado o livro Fragmentos de Um Discurso Amoroso, de Roland Barthes, tão rápido quanto a paixão que me consumia à época. Da paixão, confesso, lembro pouco. Mas do livro ainda guardo algumas coisas. Umas engraçadas como o papel da mulher na relação amorosa, outras intrigantes como as que buscavam explicar os sentimentos e seus “sintomas”. Mas, não raro terminava a leitura com um meneio de cabeça e um suspiro de “é  isso mesmo”. A exemplo de:

“O sujeito apaixonado é atravessado pela ideia de que está ou vai ficar louco”.

“Estou apaixonado? – Sim, pois espero”. O outro não espera nunca. Às vezes quero representar aquele que não espera; tento me ocupar em outro lugar, chegar atrasado; mas nesse jogo perco sempre: o que quer que eu faça, acabo sempre sem ter o que fazer, pontual, até mesmo adiantado. A identidade fatal do enamorado não é outra senão: sou aquele que espera.”

“Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e principalmente por ser comum.”

 

“Encontro pela vida milhões de corpos; desses milhões posso desejar centenas; mas dessas centenas, amo apenas um. O outro pelo qual estou apaixonado me designa a especialidade do meu desejo. Foram precisos muitos acasos, muitas coincidências surpreendentes (e talvez muitas procuras), para que eu encontre a Imagem que, entre mil, convém ao meu desejo. Eis um grande enigma do qual nunca terei a solução: por que desejo esse?”

“Não se tem apenas carência de ternura, mas também de ser terno com o outro: estamos encerrados numa bondade mútua, somos reciprocamente maternais: voltamos à raiz de toda relação, lá onde se juntam carência e desejo. O gesto terno me diz: me pede qualquer coisa que possa adormecer teu corpo, mas não esquece que te desejo um pouco, ligeiramente, sem querer possuir nada imediatamente.”

Deixe um comentário

