Uma mulher, uma mãe

Sabe aquele ditado que diz “atrás de um grande homem tem uma grande uma mulher”? Para mim, ao lado ou o mais perto possível de um grande cidadão ou cidadã, tem uma grande mulher, seja ela mãe, tia, avô…

Quando olho para meu passado, lembro de exemplos de dedicação que até hoje não  me acho merecedora. Uma mulher largando um emprego de anos, para buscar sua  independência, deixar a “casa de família” para  construir o seu lar. Eu, de memória tão curta, ainda lembro de uma explicação: “tem de ser agora, se não a gente nunca fará isso. Vamos ficar esperando por quem?”.  Na Celso Magalhães, não falei nada. Meu olhar era só medo.

Foi assim que tomei consciência da minha realidade, sai da “casa de branco” e segui minha mãe para a palafita. Aqui aprendi tantas coisas, nem todas boas. Foi difícil. Dias duros, raras folgas aos domingos e a exploração (trabalho) consumia tudo, até a paciência.

Resistimos. A vida cada vez exigindo mais. Levou meu irmão para o trabalho precoce na feira e na oficina mecânica e a mim para a cozinha. Mais um irmão, mais uma mãe. Ainda bem, existia a escola, pena que não era pra todos, precisava ser “inteligente” pra seguir.

Quando a piçarra chegou na Camboa, aprendemos como é amassar o barro e construir  à taipa. Foi bonito pintar as paredes, agora eram mínimos o compensado e o papelão.

Não há como esquecer que era só uma mulher, sozinha com seus filhos. Trabalhava e depositava neles mais do que na poupança que abriu em nome de cada um ao nascer. E olha, não tínhamos garantia de rentabilidade.  Até hoje não temos.

Que mulher é essa? Por que faz tantas loucuras, muda sua vida, investe o que não tem. Desperta na gente o belo, o correto, a comunhão, a força. Acredita na gente, só porque nos teve, nos ama sem nos conhecer de novo e se impõe uma prova tão grandiosa: a de ser mãe.

-É de admirar!

-Eu te admiro.

Deixe um comentário

