Dez dicas em captação de recursos da conferência internacional nos USA

Ivana Braga

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Tive o privilégio de participar de 51ª Conferência Internacional sobre Captação de Recursos realizada em San Antonio, USA,  pela Associação de Captadores de Recursos Profissionais. De 23 a 25 de março, mais de três mil pessoas participaram deste que é um dos maiores eventos sobre captação de recursos ao redor do globo. Difícil resumir todo conteúdo, mas destaco algumas tendências e dicas em comunicação e captação de recursos que vi por lá.

Tenha em mente que captação de recursos é relacionamento. Relacionamento se baseia em comunicação. Então, como fazer essas coisa bem?

1 – Use tecnologia

Não se contente com a lista de parceiros e potenciais parceiros organizada na planilha eletrônica ou  no email. Saiba realmente quem eles são, onde estão e como gostariam de se relacionar com você.  Tenha um CRM – Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente), software que possibilita o registro de cada parceiro e organiza em categorias definidas por você. A partir daí, fica mais fácil segmentar sua mensagem e desenvolver uma estratégia de relacionamento especifica para cada  público. Mas, essa é uma função básica. Outra, e talvez a mais importante, é que o CRM também funciona como um banco de dados, você insere informações sobre histórico do relacionamento, dados sobre os seus parceiros e coleta informações.

2 –  A onda é mobile

Celular é um dos principais meios de acesso à Internet. Pense nisso, quando for mudar o visual do website da sua organização, escolher templates para newsletter ou o tema do blog. Adote responsive web design, aquele que ajusta automaticamente formato e conteúdo  ao dispositivo usado, como celular e tablet. Também é uma oportunidade para testar coisas novas. Que outras formas de comunicação e captação de recursos podem ser explorados através do celular?

3 – Rede social

Sua organização provavelmente já está em uma ou mais mídias sociais como Facebook e Twitter, o que é excelente para aumentar sua presença na Internet e divulgar sua causa. O desafio, agora, é ter mais engajamento online e transferir isso para ações offline, como adesão, voluntariado, doação e advocacy, por exemplo. Comece por conscientizar sobre sua causa. Usar estórias e atrativo visual como gráficos e fotos são tendência para facilitar o entendimento de questões complexas. Considere utilizar ferramentas e ad para potencializar suas campanhas nas redes sociais.  Ja testou potencialiar sua crowdfunding campanhas ou publicar sua lista de desejos através de mídias sociais?

4 – Comunicação online

Apesar do avanço das mídias sociais, pesquisas por aqui apontam que o e-mail ainda é o meio mais eficiente de se comunicar com doadores e parceiros. Se possível integre seu sistema de e-mail marketing com o CRM (Customer Relationship Management), o que facilita o gerenciamento de informação, evita duplicação de contatos e avalia a eficiência de cada mensagem enviada, já que é possível saber por quem e quando cada e-mail foi aberto. Caso não seja possível automatizar esse processo, gerencie seus contatos com cuidado. Segmente sua mensagens para ter uma comunicação mais assertiva com cada tipo de parceiro.

5 – De olho nos dados

Acompanhe periodicamente as estatísticas do website e canais de mídia social da sua organização. Plataformas como Joomla e WordPress oferecem uma boa quantidade de dados sobre acesso e interação, assim como Google Analítico e  outros softwares gratuitos. Estude os dados demográficos dos acessos, saiba como as pessoas chegam ao seu website, quanto tempo demoram em cada página, o que estão buscando etc. Interprete os dados e as dicas sugeridas por essas ferramentas de analises, e com base nisso elabore seu plano e estipule metas de engajamento. Invista no que está funcionando e também teste novas coisas. Não tenha medo de falhar.

6 – Cultive parcerias

Registre todos as ações de relacionamento com cada parceiros, data, fatos, meio de comunicação utilizado, assunto etc. Este histórico ajudará no próximo contato.
Compartilhe pequenos sucessos do projeto e da organização.
Descubra formas criativas de ter dizer obrigado a cada parceiro.
Parceiros satisfeitos podem atrair mais parceiros. Engaje com a rede de contatos de seus parceiros.
Trate com cuidado a página de parceria no website, mantenha atualizada, com dados corretos, logomarcas visíveis e respeitando as orientações técnicas. Isso vale para todas as peças de comunicação.

7– Planeje

Tenha um plano de médio ou longo termo de captação de recursos.
Faça seu dever de casa. Pedir requer treino e conhecimento do potencial doador. Esteja preparado, e se por acaso não tiver todas as respostas seja honesto, e comprometa-se em buscar a informação.
Gerenciamento de tempo e prioridades é uma qualidade essencial para captadores de recursos. Tenha uma agenda semanal com tempo estipulado para seu plano de recrutamento de doadores/parceiros e de fidelização de doadores/parceiros atuais. Isso significa tempo para cuidar de cada parceiro.

8 – Ouse

Invista maior tempo em captações de grande porte porque terão maior impacto na sua organização. Quem pode investir? Reúna gestores e equipe, e façam uma lista de 20 potenciais doadores. Comece pelas pessoas que já conhecem o trabalho de sua organização. Invista pelo menos cinco horas por semana para cultivar esses potenciais parceiros.

9 – Engaje

Todos  são captadores de recursos em potencial. Treine toda a equipe da organização em como compartilhar a missão e atrair potenciais parceiros.
Use canais de mídia social e website para que pessoas apaixonadas pela causa captem recursos para sua organização. Por exemplo, disponibilize ferramentas e orientações de como compartilhar uma campanha, realizar um evento, convidar pessoas para formar um time de voluntários, comprar um material etc.

10 – Orgulhe-se

Não tenha vergonha de pedir. Pessoas, empresas e governo não estão doando para você, mas através de você. Captadores de recursos dão oportunidades de outros serem parte da solução. Fortaleça e amplie sua rede contatos com outros profissionais de captação de recursos, troquem experiências, invista em profissionalização.

Links úteis:

Associação Brasileira de Captadores de Recursos 

Association of Fundraising Professionals

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