Pride Parade in Phoenix

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Há duas semanas, exatamente 5 de abril, fui à Parada Gay de Phoenix (Phoenix Pride Parade), e o que mais me impressionou foi a presença e o apoio de diferentes entidades religiosas ao evento. Não entrevistei ninguém ou pesquisei sobre essas entidades religiosas, mas entendi que não estavam para “converter” ninguém em hetero.  Alguns dos participantes, incluindo casais de mesmo sexo, disseram participar dessas igrejas há algum tempo. Sabe aquele discurso  do cidadão integral, inserido em uma comunidade? Foi essa a mensagem.

A parada em si foi além do estereótipo do gueto e a festa fazia de sentido. O movimento LBGTQ optou por um lugar de fala diferente. Coodernou uma demonstração de poder e influência em todos os setores sociais. Trouxe para a rua, indivíduos, suas causas, amig@s, parentes, companheir@s, parceir@s, e também suas instituições como departamento de polícia, bombeiros, empresas, universidades, candidatos e afiliados do partido político Democrata, além de pequeno grupo de indígenas.

Aqui também não é fácil ser gay. Arizona é um dos estados mais conservadores dos Estados Unidos. Pouco tempo atrás, a House of Representatives (comparado à câmara dos deputados estaduais) passou uma lei, vetada pela governadora, que dava o direito de comerciantes e empresários negarem serviços às pessoas com base em sua crença religiosa (Leia mais aqui). Por essas e outras, nos USA ou no Brasil, é estratégico utilizar momentos como uma Parada Gay para mobilizar pessoas a diariamente lutar contra a discriminação.

Ah, também teve festa, seminudez, babados, comercial de boates e etc, mas nada que me fizesse para escrever a respeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s