Palestra com o campeão mundial de discurso

D-7-Ryan-Avery2012SemiFinalsOrlandoFL-e1345296864590Ontem a noite, tive a oportunidade de ver a palestra de Ryan Avery, praticamente um show, graças ao District 3 Toastmasters Arizona, que organizou este evento for free. Eu não sabia quem era Ryan Avery. Fui ao evento porque não falo bem o inglês e queria algumas dicas de como me expressar melhor. Ryan Avery é o mais jovem Campeão Mundial Fala em Público ou Discurso (minha tradução para World Champions of Public Speaking 2012). Ele ensinou como fazer um bom discurso e compartilhou sua historia de vida e de sua esposa. Para mim foi  interessante e algumas dicas compartilho aqui.

Principais pontos:

Faça um discurso simple.

Não declame discurso. Envie mensagens do seu coração.

Público gosta de repetição.

Sua mensagem é importante? Se fosse tivesse que atravessar o Grand Canyon para dizer somente uma mensagem, o que seria e para quem?

A estrutura

Introdução

Estória 1 – tema

Estória 2 – mesmo tema

Estória 3 – mesmo tema

Conclusão – volta a introdução

Discurso vencedor – Trust is a Must (confiança é um dever)

Alguns elementos de um bom discurso:

Não foque em argumentos. Conte estórias.

Fórmula: Alguém ensina alguma coisa para você. Não seja herói de sua estoria. Fale sobre alguma experiência que você aprendeu ou te inspirou.

Crie links com o público:

Fórmula 2: Pessoa –Lugar – Coisa. Traga um objeto para sua estória. Isso ajuda a manter o contato porque o público imagina isso. Por exemplo seu você diz: eu tinha uma laranja na minha mão. Pessoas começarão a imaginar laranjas e se conectar com sua estória.

Posso sentir o cheiro do meu discurso? É estranho. Mas o fato de colocar sentidos na fala também ajuda a se conectar com o público. Insira detalhes como comida, bebida, cor etc.

Nunca conte piadas, compartilhe seus medos (vou checar isso de novo).

Vista-se para se conectar com as pessoas, não para as impressionar.

Use sua família como personagem de suas estórias. Terá sempre alguém de diferente raça, orientação sexual, religião etc que você corre o risco de ofender.

Parágrafo e poema – Isso é interessante. Segundo Ryan, parágrafo a gente ler. Poema a gente fala. Ele sugere quebrar as sentenças de acordo com a fala, dando as pausas para respiração. Isso também ajuda a memorizar.

Use a voz ativa.

Seja impactante, mas primeiro sua mensagem deve impactar você mesmo.

Receita de sucesso:

Pratique, pratique e pratique;

More:

Ryan’s website:  http://howtobeaspeaker.com/ryan-avery/

Deixe um comentário